01 junho, 2008

Aquiferros

Aquiferos Subterrâneos
A Hidrologia das Águas Subterrâneas é a ciência que estuda a ocorrência, a movimentação e a distribuição da água na parte subterrânea da Terra. Há vinte anos essa definição seria adequada à maioria dos estudos hidrológicos; mas hoje em dia deve-se ampliá-la para incluir o aspecto qualidade da água subterrânea, objeto de redobrada atenção nos países em ritmo acelerado de industrialização.
De modo geral, a água subterrânea tem origem na superfície terrestre e está estreitamente ligada à água superficial. Porém, devido às diferenças entre esses ambientes e também à tendência natural dos seres humanos de compartimentar sistemas complexos, tanto a hidrologia da água superficial como a da água subterrânea são estudadas de forma isolada, com pouca consideração à complexa interligação hidrológica entre elas.
É preciso, porém, que os estudos de recursos hídricos de escala regional considerem que a água pode movimentar-se várias vezes entre os aqüíferos, os rios e a atmosfera ao longo do caminho para o mar.
Um aqüífero é uma formação geológica com suficiente permeabilidade e porosidade interconectadas para armazenar e transmitir quantidades significativas de água sob gradientes hidráulicos naturais. A expressão "quantidades significativas" refere-se à utilização que se pretenda dar à água subterrânea, isto é, às vazões que possam ser explotadas. As formações geológicas de baixa permeabilidade que armazenam água, mas não permitem extração econômica, chamam-se aquitardes.
Os aqüíferos podem ser não confinados, freáticos ou livres quando sua superfície superior está submetida à pressão atmosférica. Os aqüíferos artesianos ou confinados são formações permeáveis intercaladas por camadas impermeáveis sob pressão maior que a atmosférica. Dependendo da situação e das características locais, os poços perfurados nesses aqüíferos podem ser jorrantes.

Poço Jorrante

Poço perfurado em aqüífero artesiano, no qual a água jorra naturalmente na superfície do terreno. O mesmo que poço artesiano jorrante

Poços Artesianos

Semelhante ao poço convencional, um poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, sem a necessidade de bombeamento. Geralmente a sua profundidade é maior que a de um poço convencional, e em geral suas águas são mais puras e com mais sais minerais.
Em sua utilização normal para uso residencial, as águas são captadas através de canos.