24 maio, 2008

Poço Artesiano

As águas subterrâneas preenchem os espaços vazios existentes nas rochas, formando reservatórios que acumulam cerca de 97% da água doce do planeta. Os rios, córregos e lagos perfazem um total de 3%.

As águas subterrâneas são captadas por poços tubulares profundos, popularmente conhecidos como Poços Artesianos, que são alternativas para o abastecimento humano, agropecuário ou industrial.

O Poço Artesiano, é uma obra de engenharia dotado de filtros e equipamentos eletromecânicos, como motores, bombas e painéis de comando.

Dada a atual utilização predatória dos recursos hídricos superficiais, muitos já começaram a perceber que existe uma possibilidade real de ocorrer, num futuro próximo, uma crise mundial provocada pela escassez de água potável.

Neste sentido, a correta utilização da água subterrânea torna-se essencial, sendo fundamental protegê-la, evitando qualquer degradação de suas propriedades físicas, químicas ou sanitárias que possam ocasionar prejuízos à saúde, à segurança e ao bem estar das populações, comprometendo o seu uso para fins agropecuários, industriais, comerciais e recreativos.