28 agosto, 2008

Água Subterrânea

O homem dispõe basicamente de dois recursos para o seu abastecimento de água: de superfície e a subterrânea.
A água subterrânea é utilizada há milênios. Os historiadores registram o uso de poços profundos, por Egípcios, Persas e Chineses, há cerca de 2.100 anos A.C. Ela aloja-se nos poros, fendas ou fissuras das rochas que compõem o subsolo da crosta terrestre, formando um “reservatório natural” praticamente inesgotável de água potável, isenta de qualquer impureza ou contaminação bacteriológica.
O termo rocha é utilizado para identificar tanto formações consolidadas duras, como arenitos, granitos e calcáreos, quanto aos sedimentos não consolidados como areia, argila, etc. A água assim armazenada acumula-se durante anos ou até séculos, sendo o seu abastecimento contínuo e natural, praticamente independente do fator climático.
Estima-se que a água do subsolo represente 97% da reserva de água doce do mundo. A ocorrência de água nas rochas em qualquer região é determinada pelo caráter, distribuição e estrutura das mesmas, isto é, pela geologia da região.
O conhecimento destas características é fundamental para o aproveitamento racional das grandes reservas aqüíferas do subsolo