28 agosto, 2008

Perfuração de Poços Tubulares Profundos

O Poço Tubular Profundo, também conhecido como “poço artesiano” e/ou “semi-artesiano”, é utilizado para o aproveitamento da água do subsolo, praticamente encontrada em todas as regiões do globo terrestre.
Um bom projeto para um poço, deve ter como objetivos: máxima eficiência, longa duração e baixo custo. Para obter esta otimização os técnicos da Hidropoços lançam mão dos seguintes elementos básicos:
Consulta a mapas geológicos e hidrogeológicos;
Análise quanto ao comportamento e disposições das feições estruturais da região;
Análise dos poços existentes, quanto a profundidade, tipo de aqüífero, tipo de rochas perfuradas, volume de água bombeada, características hidroquímicas, etc.

Determinado o melhor local para a perfuração do poço, a perfuração deverá se processar de acordo com as normas técnicas e dentro de uma tecnologia que possibilite a maior segurança possível.
Assim, um poço tubular profundo bem executado oferece condições totais de aproveitamento da água subterrânea, apresentando as seguintes vantagens:
Abastecimento para todos os fins: cidades, residências, hotéis, industrias, fazendas, hospitais, escolas, etc.
Custo por m³ inferior a qualquer outra forma de abastecimento.
Na maioria dos casos, consumo direto sem necessidade de tratamento prévio.
Suprimento constante de água independente das redes gerais de abastecimento, livre de defeitos, rompimentos de canalizações, cortes temporários, etc.
Fim dos problemas de estiagem, poluição, etc.